quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Atualização Noronha

Segunda, 29/09/08 – 19:05
NORONHAAAAAAAA!!!!!!!!!! CONSEGUIMOS!!!!!
Oi gente!!! Pois é, estamos no paraíso, isso aqui é lindo demais!! Onde você olha vê beleza, incrível!
Chegamos hoje no início da tarde. Cruzamos a linha de chegada exatamente as 12:28h, ou seja, fizemos o trecho de 300 milhas de Recife para cá em 47 horas. Fomos o 64 lugar em 120 barcos, tá bom, né? Ainda mais que nem preparamos o barco para correr, pelo contrário, abastecemos ele de água até o limite máximo, fizemos compras grandes de supermercado, ou seja, ele tava pesado pacas. Nossa média na maior parte da viagem foi de 7 nós, velocidade super boa de cruzeiro. Vou contar o passo a passo desde Recife:

Sexta, 26/09/08
Naquela noite ficamos no cockpit vendo a movimentação da galera e esperando o Sabadear sair as 10h para ver se daria certo. Bem, fomos dormir quase meia noite e ele não havia saído, portanto ficamos sem saber os detalhes da maré. Decidimos ir ao meio dia mesmo e assim fizemos. Deu tudo certo, tinha profundidade suficiente para passarmos. Ao chegar perto da linha de partida paramos para almoçar pois ainda tínhamos tempo até a largada. Soltamos a âncora 13h e fomos em direção a comissão de regata para fazermos o check in. A confusão era imensa, vocês poderão ver num filminho que fiz. Não sei quando poderei enviar mas de antemão eu garanto, foi uma zona na nossa hora. Quando a buzina dando a nossa largada tocou a gente ainda estava na fila do check in. Resultado, sem fazer o check in viramos o barco de costas para a comissão para abrir a vela grande. O vento no canal era quase de popa e para abri-la tivermos que voltar com o barco um pedacinho. Depois de abrir e virar no rumo certo chamamos a comissão pelo VHF e passamos o nome do barco e a quantidade de tripulantes. E saímos fora dali já velejando. Saímos bem no final do grupo, quase os últimos. Bem no início do canal ultrapassamos alguns barcos e eu me animei. Ao longo do caminho também conseguimos passar alguns veleiros e isso nos deu até uma moralzinha e uma esperança até de ganhar um troféu. É porque na última hora lá em Recife fomos informados que estaríamos na categoria “Bico de Proa”concorrendo com só mais 3 veleiros. Se não tivermos chegado por último ganharemos um troféu, êba! Essa novidade que nos deu vontade de se sair bem na colocação porque antes de saber disso não estávamos nem aí, queríamos só chegar bem, e ponto. Vamos ver, saberemos nosa colocação no máximo até quarta.
No primeiro dia da travessia, o vento era sueste, uns 15 nós (vento aparente). Durante a noite ele meio que se manteve e no caminho pegamos uns dois pirajás pequenos. Nesta noite fiz dois turnos de uma hora e um de duas horas. No dia seguinte o vento deu uma apertada e virou um pouco mais pra leste. Rizamos a grande no segundo rizo para ficar mais confortável. Um pouco mais tarde, após nosso banho no cockpit tiramos os rizos pois o vento havia diminuído. Passamos o resto do dia e a noite também com essa orça apertada mas no final da madrugada ele deu uma rondadinha melhorando um pouco nosso conforto. Só não melhorou tanto assim porque o vento aumentou e o mar que estava maravilhoso a viagem toda, ficou um pouco mais mexido, mas nada demais.
Rizamos novamente a vela no primeiro rizo e viemos assim até a chegada. Quarenta e sete horas depois cruzamos a linha de chegada. Foi engraçado pois a partir da Ponta da Sapata ou o vento morria ou vinha em super rajadas e com isso ficamos meio inconstantes na velocidade e na direção pois tínhamos que “procurar”a melhor posição para conseguirmos andar. Na hora exata de cruzar a linha o vento morreu e a merreca que tinha não nos permitia passar sem cambar, senão saíamos fora da linha. Enfim, cambamos, passamos a linha e cambamos de novo antes de baixar tudo e ligar o motor. Pra isso tivemos que esperar a nossa buzina. Nossa! Foi simplesmente o máximo escutar aquela buzininha de CHEGARAM!!!! Antes de oficializar a chegada a gente achou que tinha cruzado a linha e o cara: - Vcs ainda não cruzaram a linha... ai caraca, que agonia!!! Mas depois foi tudo bem... ufa!!! Quase no local de ancorar um grupo de golfinhos veio nos receber, tem foto!!! Que maravilhoso!!!!
Chegamos, jogamos ferro, limpei e arrumei o barco, almoçamos, Lu pôs o bote na água e... problema! O registro da gasolina saiu na mão dele , droga, estávamos sem motor de popa, portanto incapacitados de usar o bote. Aqui venta o tempo todo e tem correnteza. Levar o bote no remo é muito difícil. Demos um tempinho e acabamos arrumando uma carona pra terra. Nossa, como aqui é lindo! Desculpem repetir mais é demais mesmo! Demos um rolezinho, batemos um papinho aqui, outro acolá e aproveitamos uma carona de volta com o cunhado do Marc que estava passando. Chegamos de volta umas 18h, jantamos e vamos dormir cedo. Boa Noite!!

Nenhum comentário: