quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Atualização Noronha 2

Terça, 30/09/08
Acordamos 7h. O alarme de fundeio do GPS ficou tocando desde as 4h da manhã. Alarmes falsos, ainda bem, mas perturbou um pouco. As 7h desistimos de dormir e levantamos. Ele tava meio doido, marcou lugares mega longe de onde estávamos, impossível de serem reais e aí tocava... enfim, foi até bom levantar cedo pois aproveitamos bem o dia. Tomamos café, o Lu colocou sikaflex num lugar que ele supõe que seja o vazamento que estamos tendo nas travessias, arrumamos tudo para ficarmos prontos para sair e ficamos esperando uma carona para nos rebocar com o bote onde carregávamos nosso motor de popa. Passou um carinha e pedimos para ele, Rebocados, chegamos em terra e logo soubemos que tinha saído o resultado parcial da regata. Fomos lá e o Gandaia não estava em lugar nenhum. Soubemos que o resultado da classe Bico de proa não estava lá... e ainda não sabemos como foi nossa colocação. Só sabemos que se tivéssemos ficado na classe que estávamos anteriormente ficaríamos em terceiro lugar, ou seja, ganharíamos um troféu. Bom né? Sinal que fomos bem!
Pegamos uma carona até o local onde nos indicaram para consertar o motor, na Vila dos Remédios. Conhecemos o Luizinho que junto com o Lu fizeram uma conexão direta do tanque de gasolina para o carburador. Funcionou direitinho!
Pegamos um taxi-buggy para voltar para o porto e fizemos amizade com o motorista combinando com ele um tour de buggy amanhã o dia todo. Até já havíamos alugado um mas resolvemos aceitar a proposta dele já que com um guia ficará mais fácil conhecer todos os pontos legais da ilha. E a diferença do valor que gastaremos será bem pequena. Chegando no porto colocamos o motor no botinho e resolvemos ir a praia de ônibus. No ponto arrumamos carona de buggy com Heloísa Schurmann, seu filho e nora para a praia do Sueste. Caraca! Que paraíso!!!!!! Gente, isso aqui é demais, estamos completamente apaixonados! Bate de mil em tudo que já vimos até agora na viagem, é o paraíso na terra, aproveitando as palavras do Sergio (Travessura). Curtimos muito, ficamos horas naquela água quentinha, clarinha, perfeita! Depois relaxamos na areia e fomos de ônibus até a Vila dos Remédios almoçar no restaurante Flamboyant que a galera recomendou. Não achamos nada demais, era bem basicão, mas pelo menos foi barato. Dali fomos passeando até a Pousada do Rocha para nos inscrever na regata Noronha/Natal e depois fomos até a operadora Atlantis agendar o nosso mergulho. No caminho encontramos uma parte da galera e marcamos de encontrá-los na praia do Cachorro depois de resolvermos o lance do mergulho. O fato é que papo vai papo vem, o Sergio nos perguntou se havíamos checado onde a âncora estava pois no ponto onde paramos tinham muitos pedaços com pedras no fundo, o que seria péssimo pois a âncora poderia garrar facilmente. Acabamos ficando meio cabreiros e desistimos da praia para checar o lance da nossa âncora. Gente, a água além de quente estava super clara, uma maravilha!!! De cima vimos a âncora direitinha a 10 metros de profundidade, e o melhor, na areia. De quebra o Lu ainda viu uma tartaruga, show! Subimos no barco e ficamos curtindo o final da tarde lanchando no cockpit. O Lu trocou a lâmpada da sala que estava meio estranha e daqui a pouco vamos para a terra ver qual é a boa de hoje. E de botinho pois o motor está beleza!!! Até mais!!

Quarta, 01/10/2008
Ontem a noite acabamos indo comer no restaurante do museu dos tubarões e sentamos numa mesa com a família Mente Sã. Lá 90% dos pratos são feitos com carne de tubarão salgada que eles chamam de Tubalhau e acabamos experimentando. Deixamos a metade no prato, ou seja... não rolou...
Hoje o dia amanheceu chuvoso. Tínhamos marcado de nos encontrar com o Ailton, o taxista-guia que conhecemos ontem, 8h mas devido a chuva começamos o passeio as 9h. Rodamos praticamente a ilha toda de buggy parando em vários mirantes e decendo em algumas praias. Na praia do Sancho por exemplo, fizemos um mergulho de snorkel com direito a muitas raias, peixinhos e tartaruga com água quente e clara. Continuamos impressionados com a beleza exuberante da ilha, quando achávamos que tínhamos visto o lugar mais belo nos surpreendíamos com o seguinte, e assim foi o dia inteiro. Nosso roteiro foi o seguinte: Fte. do Boldro, Baía do Sancho (do mergulho de snorkel), mirante da caracas, praia do Leão, Capela São Pedro, baía dos Tubarões, Ilhas Secundárias, Buraco da Rachel, praia da Caieira, praia do Cachorro, praia do Meio, praia do Boldró, Cacimba do Padre, baía dos Porcos (onde também mergulhamos) e para encerrar Praia da Conceição. Em todos estes lugares paramos, fotografamos e ficamos totalmente encantados. Foi tudo show! Andamos muito, passamos por várias trilhas, nadamos e no final do dia chegamos no barco exaustos. Felizes mas chapados!!! Tomamos um banho e descansarmos para a festa da Refeno. Na verdade nem deu pra descansar muito pois desde de manhã o mar está bem mexido por aqui. Tanto que em algumas praias que passamos hoje nem daria pra cair pois tinha onda a beça. As 19h fomos para terra, a festa foi na praia do porto. Tinham mesas/cadeiras, música ao vivo, barraquinhas com comidas e bebidas e muita gente, estava bem animada. Ficamos esperando ansiosos o momento da nossa premiação. Ah! nem contei pra vocês, ficamos em segundo lugar na classe Bico de Proa sendo que o primeiro lugar tinha 50 pés. Covardia né? Algumas horas depois o grande momento, nos chamaram no palco para recebermos nosso troféu, que na verdade foram dois, um pra cada. Muito legal receber esta homenagem!!
Pausa para palavras do Lú:
“O nosso maior prêmio foi realizar o nosso primeiro grande sonho que era chegar em Noronha velejando no nosso veleiro. As vezes fico pensando no começo de tudo a 4 anos quando nem sabíamos velejar por isso sonhem muito, desejem muito seus sonhos, e os realizem.”
Fofo!!! E ele tem razão... vale a pena mesmo pois é muito possível!
Acabamos presenteando nossos amigos do veleiro Shiva com um dos troféus, afinal eles também conseguiram realizar o sonho deles, chegar aqui no paraíso de veleiro. E vieram pela primeira vez sozinhos praticamente a viagem inteira desde o Rio, assim como nós. Escrevi uma dedicatória e dei para a Chris que ficou super emocionada, muito legal!!
Ficamos na festa mais um pouco e voltamos para descansar pois o dia foi bem intenso...

Quinta, 02/10/08 – Acordamos meio tarde... como hoje terá reunião de comandantes da regata Noronha/Natal as 15h, ficamos com o dia meio quebrado. Aproveitamos a manhã pra dormir até um pouco mais tarde, organizar algumas coisas e atualizar o diário. Agora são 12:30h e estamos de prontidão aguardando o veleiro que está ancorado atrás de nós sair pois pode ser que nós tenhamos que movimentar o Gandaia para ajudá-lo na manobra. Como chegamos depois deles, é o mínimo que podemos fazer. Sorte que estamos por aqui... enquanto isso, vamos preparar algo para almoçar. Daqui a pouco saíremos para terra para tentar achar internet e depois ir na tal reunião. Na próxima continuo... até!

Nenhum comentário: