segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Noronha/Natal




Continuando...
Quinta, 02/10/08 – Conseguimos acessar a internet do Flamboyant e enviei a atualização do blog com as fotos de Noronha. Os filminhos não enviei senão iria demorar muito e já estávamos atrasados para a reunião da regata. Chegamos por lá umas 16h e já estava rolando... ao final da reunião ficamos na pousada de papo com a galera até anoitecer. Saindo de lá passamos num mini supermercado com a galera do Migrante e depois pegamos um taxi-buggy para o porto. Sentamos para comer uma coisinha antes de voltar para o barco e demos uma passadinha na ponta da praia para ver os famosos tubarões. Quando a maré está cheia eles ficam rondando por aquele cantinho pois os pescadores locais costumam jogar peixes para eles. Conseguimos ver um só bem rapidinho, ainda mais que já estava escuro. Mas foi legal! Assustador mas bem bacana!
Sexta, 03/10/08 – Acordamos 5:30, arrumamos nosso equipamento e saímos para mergulhar. Antes de sair tivemos um contratempo com nosso motor de popa. A mangueira que foi colocada para fazer a ligação direta de gasolina havia caído e o Lu teve que abrir o motor, tirar o tanque, ligar a mangueira, colocar de volta o tanque, fechar o motor e colocar mais gasolina. Tudo isso as pressas e com o mar mega mexido e ventando. Pra completar ainda faltava buscar a Nancy no El Arca pois ela faria o mergulho conosco e ficamos de levá-la de carona. Mas no fim deu tudo certo. Na hora marcada estávamos no pier esperando o catamarã da operadora que nos levaria para fazer os nossos mergulhos. O primeiro foi num ponto no mar de dentro chamado buraco do inferno e o segundo no mar de fora chamado buraco da cabrita. Gente, não tenho certeza absoluta desses nomes mas acho que era isso. Como nestes dias o mar está muito mexido (aliás época incomum para isso) tinha um pouco de suspensão e por isso a visibilidade não estava mil maravilhas principalmente no primeiro mergulho. No mar de fora a água estava mais azul, lindo! Dizem que por causa dessas atípicas condições a vida marinha também estava meio fraca. Vimos muitos peixinhos, uma tartaruga e uma raia mas parece que normalmente é muito melhor que isso. Mas foi bom, principalmente para tirar nossa ferrugem pois afinal não mergulhávamos a muito tempo. Valeu!
Obs: estou enviando uma foto das marolas que estavam rolando aqui dentro do porto onde normalmente é super abrigado. Só pra vcs terem noção do quanto estava mexido. São ondas pequeninas mas aqui normalmente o mar é super liso.
Chegamos no barco, almoçamos, demos uma descansadinha e saímos para a praia do cachorro. Lá encontramos o casal Shiva e o casal Maracatu. Ficamos numa mesinha de bate papo até o final da tarde e depois fomos comer tapiocas e esperar dar o horário para vermos as fotos do nosso mergulho na operadora (Atlantis). A fotógrafa acompanhou a gente no mergulho tirando fotos para depois vender para quem quisesse. As fotos não são nada demais mais compramos algumas só pela lembrança mesmo. Infelizmente ao tentarmos vê-las e enviá-las para o blog, deu erro na leitura do cd... fica pra depois... Voltamos para o barco e dormimos cedo.
Sábado, 04/10/08 – Acordamos 7h para preparar o barco para sair incluindo guardar todo o equipamento de mergulho, mó trabalhão. Soltamos a âncora umas 8:30h e começamos a ir em direção ao ponto de largada que seria 9h. E assim foi... largamos por último, pra variar, e saímos velejando já num ventinho forte antes de passar a ponta da sapata onde acabaria o suposto abrigo.
Obs: quando acessamos a internet (no dia da reunião) a previsão era de ondas de até 4 metros com vento forte. Ok, era tudo meio a favor mas era assim. Falamos disso na reunião mas ninguém se importou muito afinal era tudo empurrando... eu e o Lu estávamos pensando seriamente em ficar mais e esperar melhorar mas outras coisas estavam envolvidas como ficar mais em Noronha (coisa que não é tão simples assim) e nossa estadia no clube de Natal que seria facilitada (principalmente financeiramente) se participássemos da tal regata. Acabamos indo...
Quando passou a ponta da sapata..... o mar estava realmente grande e o vento realmente forte.... chegamos a pensar em voltar. Chamamos o Shiva pelo rádio e ele disse que tinha visto a previsão mais recentemente e que o mar baixaria de tarde. Resolvemos continuar... e ralamos..... gente, tomamos tanto banho de água salgada, cês nem imaginam... e olha que o Gandaia é alto!! O vento roncava e as ondas as vezes assustavam. Algumas eram gigantes, o barco deitava cada vez que vinha uma dessas. Ainda bem que era realmente tudo a favor e andamos bem a viagem toda, com média de 6,8 nós. Viemos com a vela grande rizada no segundo rizo a viagem toda e em alguns momentos com a genoa rizada também. Tudo pra tentar fazer a travessia ficar menos desconfortável. Eu fiquei bem enjoada, mesmo com remédios e remédios. Dormi grande parte do tempo dentro do barco e o Lu também só que no cockpit, contando com o apoio do radar. Mais tarde verificamos que o radar não estava funcionando...caraca, que sorte que nada aconteceu!
Na reta final, quase cruzando as bóias e a ponte, a maior tensão. As ondas continuavam batendo, as rajadas vinham constantemente, o mar mexidaço, o Gandaia adernado. O clube parecia não chegar nunca, que coisa! Mas chegamos...
As 15h e cruzamos a linha de chegada em frente ao iate clube de Natal. Estávamos tão cansados que nem vibramos tanto, queríamos pegar logo a poita e relaxar. Além da poita jogamos ferro com 30m de corrente pois aqui o vento é mega e a correnteza também. Só a poita não segura os barcos segundo informações locais. Tivemos o apoio do pessoal do clube para esta atracação. Já com o Gandaia paradinho, a hora da verdade... ver tudo que havia molhado com as ondas que estouraram no convés durante toda a travessia. Nossa, que chato! Tudo salgado, sofás, chão, lençol, paredes, desanimador... limpamos tudo, eu por dentro e o Lu por fora e depois de duas horas, um super banho mais que merecido. O barco ficou limpinho mas teremos um certo trabalho agora pra investigar onde são os pontos de entrada de água. Vamos fazer isso com calma aqui em Natal pois isso não pode mais acontecer, o sal estraga tudo.
Depois do banho e de falarmos com nossas famílias fomos de botinho de apoio para o clube. Estava rolando um show de forró e depois houve a premiação e um cocktail pra galera da regata. Desta vez não levamos nada mas na real, só queríamos mesmo era chegar bem, nós e o Gandaia. Esse foi nosso maior troféu! Acabamos saindo para um restaurante na praia dos Artistas com o pessoal do Migrante pois queríamos comida de verdade depois daquele dia de trabalho árduo e de alimentação precária. Desta vez não rolou nem almoço por aqui pois era impossível parar em frente ao fogão com o barco adernado do jeito que estava. Comemos só besteiras a travessia toda!
Jantamos e voltamos para o barco umas 22:30h. Desmaiamos!!!
Segunda, 06/10/08 – Acordamos 9:30h, fizemos umas coisas no barco, separei as roupas pra mandar lavar, escrevi o texto do blog e daqui a pouco vamos pra terra. Temos que providenciar o conserto do radar, do motor de popa, fazer compras, etc, etc, ou seja, tarefas chatas mas necessárias. Como ficaremos por aqui um bom tempo teremos tempo de tudo, obrigações e passeios.
Até mais gente!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá vcs! Já tinha comentado no blog antes e fui até recife ver a largada. passei pelo Gandaia várias vezes, porém nunca via nenhum de vcs. Pois bem, sou daqui de Natal e foi bom saber que pararam por aqui. Pra ser sincera, eu e meu esposo adoramos vela e tudo o mais. E estamos nos programando para comprar nosso primeiro veleiro. Gostaria de saber se é possível aparecer no iate e conhecer o gandaia. Abraços
Manoella e Breno