sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Recife 7

Oi gente! Amanhã zarparemos para Noronha, nossa, que incrível!! Estes dois meses voaram, vocês não fazem idéia! Foram muitas coisas novas, aprendizados a cada dia, acho que estamos começando a deixar de engatinhar. Em toda a nossa história cada mínima conquista foi valorizada, comemorada e vista como um sonho realizado, desde nossa primeira saída da baía de Guanabara até chegar em Recife, nosso destino mais longe. Só que Noronha.... Noronha era o Grande Sonho número 1... e estamos quase lá... estamos a 300 milhas daquele que foi sempre nosso grande primeiro objetivo, é muita coisa pra nós!
Bem, nem preciso dizer que o dia está sendo bem movimentado, né? Sempre tem aquela listinha de ítens que parece nunca ter fim. Mas estamos quase lá, faltam só alguns detalhes.
De manhã fui dar uma andada e um mergulho na Boa Viagem enquanto o Lu assistiu a reunião de comandantes. Ele trouxe as intruções da regata e várias outras coisas que ele ainda nem teve tempo de me falar. Almoçamos rapidinho e depois dei uma limpada no barco, cozinhei para a travessia e o Lu subiu o botinho, providenciou o lance dos adesivos que faltavam (todos os veleiros são obrigados a colar adesivos dos patrocinadores da regata) e saiu para outra reunião para definir a classe que o barco vai correr.
Quando ele voltou e soube que o veleiro que estava ao nosso lado havia levado a mangueira (que nós estávamos usando emprestada) e ficou doido. É que estava acoplada a ela uma peça do nosso filtro e o cara levou tudo junto. Desta forma ficaria impossível filtrar qualquer água que colocássemos no nosso tanque. Lá foi ele de carona num barquinho até o PIC, onde todos os barcos ficarão ancorados antes da regata, para resgatar a tal peça no Talismã. Só pra tumultuar um pouco quando ele estava quase saindo o gás acabou com o arroz no fogo... lá foi ele trocar o botijão, ou melhor, tentar trocar pois o mesmo estava danificado e começou a vazar descontroladamente pela válvula. Caraca, que cheiro!!! Nisso o barquinho da carona chega e ele não teve escolha, teve que ir. Abri o barco todo pra sair o cheiro e fiquei com o arroz empapado. A água que faltava secar foi absorvida de qualquer maneira pelo arroz e ele ficou, digamos assim, meio arroz de sushi só que integral.
Na volta ele ainda veio cheio de novidades. Disse que estava a maior confusão por lá, muita gente ancorada, barco encalhando, Isabel Pimentel sem motor, âncoras garrando, uma zona! Deixa eu explicar melhor para vocês não acharem que essa galera é insana: é que aqui tem o problema da maré para entrar e sair do canal, embram quando ficamos no PIC antes de virmos pro Cabanga?? Pois é, como a regata amanhã começa num horário meia bomba de maré, eles estão se adiantando e saindo logo daqui na maré cheia de hoje para amanhã ficar livre desta dependência. Alguns já foram, alguns irão na maré cheia da madrugada e alguns irão quase na hora da largada, acho que nosso caso. Como queremos evitar tumulto, estamos pensando em sair daqui quase na hora da largada pois a galera provavelmente já estará em peso por lá. A dúvida é porque isso seria entre meio dia e uma da tarde e estamos meio inseguros da maré ainda não estar cheia o suficiente para nosso calado.
Enfim, chegando aqui ele pôs nosso último botijão e foi providenciar a troca do vazio e do quebrado. Saiu com o Alex (o marinheiro que está ajudando a gente em tudo por aqui)correndo e atravessando as vias por cima mesmo. Chegou, arranjou outra mangueira emprestada(agora só falta o caminhão pipa dar uma abastecida no Cabanga que tá sequinho), passou as rotas do GPS para o chartploter e deu uma saída para ver a que horas o Sabadear (irmão mais novo do Gandaia, portanto calado igual) vai pro PIC para nos ajudar a decidir.
Bem, eu terminei de cozinhar depois do gás novo, li meus emails e vim atualizar o blog. Agora são 19:15h
Lu acaba de chegar... o Sabadear não vai nem uma coisa nem outra, ele vai as 10 da noite, ou seja, uma hora e pouco depois da baixamar. Bem, se formos ao meio dia será 3 horas depois, o que será até melhor. A gente vai saber dele como foi e dependendo decide o que fazer. Isso vocês só saberão no próximo capítulo, sinto muito rsrsrs.
Agora vamos jantar, “estudar” as instruções de regata, tentar encher o tanque (se liberarem a água, né?) e descansaaaaaar.

Gente, este será nosso último post antes de Noronha e ficaremos um tempinho sem acesso a Internet no barco. Tentarei atualizar o blog assim que possível, ou em alguma lan-house por lá, ou no nosso próximo destino. A princípio será Natal mas pode ser também Cabedelo ou mesmo Recife, ainda não decidimos.
De qualquer forma vou fazer um diário e depois o envio, assim vou contando as coisas on line.
Valeu galera! Ótimos Ventos, ótimo mar pra gente e ótimo tudo pra todos nós!!
Obs – acabaram de liberar a água, êba!

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Luis&Valéria!!!...Sonho sonhado.. sonho realizado!!!!... Inspiração p outros!!!... Valéria..."10, nota 10" p teus textos... Sensacionais... Quando publicarem o livro quero cópia autografada...#o) Muito legal mesmo... E daqui do "escritório" continuamos acompanhando, e torcendo por, vcs de longe...
Um abraço e Bons ventos!!!!

Aureliano
"Mitahy"...B23"