segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Texto escrito em 15/09 - Viagem Maceió/Recife

RECIFEEEE!!!!Bem, saímos ontem de Maceió 11:15h da manhã e chegamos aqui em Recife mais exatamente no PIC (Pernambuco Iate Clube) as 9h da manhã. Tivemos que parar aqui para esperar a maré encher e aí sim podermos entrar no Cabanga, clube onde todos os velejadores da REFENO ficarão até a largada da corrida que será no dia 27/09.Viemos velejando quase a travessia toda com um vento de Leste/Sudeste de 8 a 15 nós.Motoramos a primeira hora e seguimos no contravento por mais umas 8 horas. A partir daí fomos num través mais confortavel. Fizemos uma média de 6 nós com a vela mestra no primeiro rizo. O mar estava com ondas de uns 2 metros e em alguns momentos houve um pequeno desconforto mas nada considerável. Este trecho não foi muito diferente do Salvador/Maceió, aqui o vento é mais constante sem muitas surpresas.Desta vez fiz so um turninho de 2 horas durante a noite. Como a gente tinha dormido horrores na noite anterior, o Lu super inteiro me dispensou do segundo turno e dormi ate umas 6h. Depois fiquei com ele ate chegar aqui.Desde as 9h estamos fazendo hora para entrar no Cabanga. Lu colocou defensas, amarrou os cabos para nossa atracação e eu dei uma limpada e arrumada no barco que como sempre fica um caos apos longas travessias. Tomamos um big café da manhã já que só almoçaremos umas 3h, 4h da tarde, Lu deu uma dormida e depois de um merecido banhão assistimos um DVD. Agora são 13:10h e daqui a pouco deixaremos este ponto para seguirmos para nossa proxima parada, CABANGA19:30h – Cá estamos, no Cabanga. Decidimos entrar umas 13:30h e ao chegar aqui o Alex nos ajudou com a questão da vaga. Ele arranjou uma até que boazinha mas com uma distância de 50 m até a tomada mais próxima. Além disto nesta vaga teríamos que desembarcar de bote para chegar no píer principal. Enquanto pensávamos como seria a dinâmica de arranjar uma extensão, pedir uma mangueira emprestada pois a torneira também ficava a léguas da vaga o Alex nos veio com uma proposta a princípio fora da real para alugarmos uma vaguinha especial, puro conforto. Pediu muito e logo dissemos não... deu 10 minutos e ele baixou consideravelmente o preço e aceitamos. Soltamos os cabos, trocamos as defensas de lado e fomos nós para esta maravilha. Realmente aqui estamos muito bem... a única questão é que teríamos que sair e entrar pela proa, tarefa bem difícil pois o barco é alto. Eu até ensaiei subir mas não dá mesmo. A solução foi moleza: colocamos o botinho na água e nos transportamos da popa para o pier segurando na borda do Gandaia. Legal! Acho que foi um gasto merecido, afinal serão uns 15 dias que ficaremos por aqui. Ahhh! Teremos também que fazer uma extensão (beeem menor) pra nos ligarmos na energia. Como paramos de proa(se parássemos de popa correríamos o risco de afundar o leme na lama, o que não seria nada legal), o cabo terá que atravessar todo o barco até chegar na tomada do pier e o nosso cabo maior (que daria tranquilamente) foi esmagado no píer de Salvador, lembram? Mas tudo bem, faremos isto com o pedaço bom do cabo estourado, acho que será tranquilo.Quando saímos para almoçar testamos a manobra com o bote e foi perfeito! Tentamos achar um restaurante pela Boa Viagem e como não vimos nada onde saltamos do ônibus resolvemos pegar outro e ir ao Shopping Recife pois com certeza ali teria alguma opção legal. E tinha mesmo! Comemos num restaurante meio cópia do Outback e estava tudo bem gostoso. Demos um rolezinho pra sacar dinheiro e pegamos um taxi na volta. Chegamos umas 19:20h e vamos ficar pelo barco mesmo pra descansar cedo. O dia foi bem movimentado!