segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Camamu/Salvador


















Nossa, mó tempão que não escrevo, né? A internet em Camamu deixava um pouco a desejar... e o celular também, pelo menos ali em frente ao Sítio Sabiá, onde paramos o Gandaia.





Vamos por partes:

Camamu 14/08 - Após horas e horas de gelo no dedão e anti-inflamatório, saímos para um rolé de bote pelas redondezas. Depois fomos pro restaurante da pousada e ficamos de papo com a galera até tarde.

Sexta 15/08 - O dedo já amanheceu bem melhor. Fiquei na dúvida se era efeito do remédio mas otimista resolvi suspendê-lo acreditando que não estava quebrado. Nem ficou roxo. No fim, foi melhorando e hoje já nem sinto nada. Ufa!

Neste dia fizemos um passeio com nossos amigos num Catamarã para Maraú (lá só praticamente paramos para almoço) e depois para a cachoeira de Tremembé, lindíssima!! Na volta clicamos a vida dura do nosso amigo Gilberto Mente Sã. Voltamos para o barco e lá ficamos, exaustos do dia longo de passeio.

Sab 16/08 - Saímos cedinho com uma traineira para a cidade de Camamu. No barco conhecemos Angela, uma baianinha muito simpática que acabou nos acompanhando durante todo o nosso tour na cidade. Depois ela ficou lá na casa da tia e voltamos em outro barco com a galera do cruzeiro. Eles haviam contratado uma para levá-los e buscá-los e como sobraram dois lugares na volta nos juntamos a eles. Em Camamu fizemos um tour gastronômico.... Tomamos suco de cacau, comemos pamonha de aipim, acarajé e depois ainda fomos almoçar (moqueca pra variar) com parte do grupo que encontramos pelas ruas da cidade. Além da gastronomia baiana, passeamos e fomos na feira que acontece todos os sábados por lá. Bem legal!

Chegamos e passamos o resto da tarde descansando e curtindo um lindo por do sol deitados na proa, um astral. De brinde ainda presenciamos um eclipse parcial da lua que até nos deu um susto pois estávamos esperando a lua cheia quando ela apareceu no céu minguante. Até chegarmos a conclusão de que se tratava de um eclipse ficamos meio encafifados. Aqui a gente fica por fora do mundo mesmo, nem tínhamos idéia que haveria o fenômeno. Mas foi lindo, ainda mais assim, surpresa! De noite houve reunião para decidirmos a programação de saída para Salvador e depois disso fomos num forró ali perto.

Dom 17/08 - 4h da manha, um susto! O veleiro Fram que estava ancorado ao nosso lado bateu na gente. Levantamos todos assustados e demoramos 2 horas até solucionar o problema. As correntes de ancora dos barcos se enroscaram pois como havia corrente de maré e vento, os barcos giraram de forma diferente. A solução foi o Lu descer de botinho e na mão desenroscar o cabo do Fram do nosso. Engraçado é que esta é a segunda vez que estes cabos se enroscam. A primeira foi quando a gente em Vitória arrancou a âncora deles na tentativa de achar uma vaga no lugar mais tranquilo do clube(dia 28/07). Depois de tudo resolvido demos uma descansada e saímos. Caminhamos pela praia na maré baixa até Barra Grande. Nossa! Foi um passeio delicioso e num lugar lindíssimo. Com a maré seca (como eles chamam aqui) o mar em alguns trechos começava a muitos metros da areia, um visual super interessante. Quando chegamos, sentamos para um coco e acabamos encontrando a Marisa e o Marcão (Veleiro Simba). Nos juntamos e fomos dar uma volta nesse charme de lugar. Adoramos Barra Grande!!! Voltamos, almoçamos, descansamos e fomos para a pousada para outra reunião onde ficou decidida a nossa partida para Salvador, hoje!

Hoje, segunda, 17/08 - Zarpamos para Salvador umas 4:20 da manha. Na saída da Barra, ondas grandes e um pirajá só pra variar. Depois disso a travessia foi tranquila pois apesar do mar grande, o período das ondas era longo. Chegamos no Terminal Nautico da Bahia (antigo Cenab) umas 15:30h e depois do almoço e de um pequeno descanso recebemos visita do Mario(Redboy), Sergio, Jonas e Marcão. Eles vieram conhecer o Gandaia e ficamos batendo um papo super gostoso. A noite saímos com eles para jantar em um restaurante no Pelourinho subindo no famoso elevador Lacerda e no caminho nos juntamos com o casal do Veleiro Mony, a família Mente Sã e o casal do Fram, Felipe e Ana. Foi bem agradável apesar da abordagem de muitos pedintes e alguns pivetes pelo caminho. Já nos tinham alertado sobre isso e estávamos mega ligados mas mesmo assim foi meio estressante, ainda mais depois de passar dias em verdadeiros paraísos. Faz parte!

Nenhum comentário: