sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Abrolhos e Início de Santo André



















E aí galeraaaaa!!! Nossa, temos muitas aventuras a bordo do Gandaia pra vocês. E fotos e filminhos também!!! Vamos por partes:
Saída de Vitória para Abrolhos - dia 04/08, segunda feira, 9h da manha. Bem, de manhã cedinho o cara que iria ver o barulho no motor apareceu. Não era desalinhamento no eixo e ele suspeita que seja o desgaste da bucha no pé de galinha (que suporta o eixo do motor). Enfim, nada grave mas teremos que ver isto em Salvador assim que chegarmos. Zarpamos assim que o cara se foi. O início da travessia foi com o mar um pouco mexido demais pro meu (Valeria) gosto. O vento era Sul e isso foi ótimo pois era totalmente a favor. A noitinha o vento morreu e seguimos motorando direto até Abrolhos pois quando ele reapareceu era contra mas fraquinho, não chegou a atrapalhar.
No caminho vimos muuuuuuuitas baleias e uma chegou muito perto de nós, curiosa. Ela deu um daqueles pulos fenomenais ao lado do barco e depois levantou só a cabeça para olhar para nós. Caraca, foi um susto mas foi encantador!!! Não acreditei que estávamos sem a câmera na mão. Depois conseguimos mini filmes de outras mas nada comparado a esta que chegou tipo uns 50 metros do Gandaia.
Chegamos em Abrolhos dia 05/08, terça feira, 15:30h. Assim que jogamos âncora pulei na água, nossa, que saudades de água limpa!!!! Mergulho delicioso apesar da água não estar tão quentinha quanto das duas vezes quem estivemos por lá. Demos um jeitinho no barco e fomos até a Ilha Siriba que tem um ninhal gigantesco de Atobás brancos. Vocês não fazem idéia da coisa maravilhosa que é este lugar. Tem Atobá em todas as fases da vida desde sendo chocado até os mais adultos. E os filhotes... coisa mais fofa, desde bem baby parecendo uma trouxinha de algodão até jovenzinho adolescente trocando as penas e aprendendo a voar, uma coisa!!
A noite voltamos para o barco e decidimos comemorar esta chegada já triunfal com um queijo brie e geleia de damasco...hummm, grande idéia, né? Mas quando abrimos o queijo ele estava com uma aparência meio vencida... tudo bem, trocamos por queijo minas padrão com geleia de damasco mesmo. O improviso ficou ótimo!!!
Tivemos uma pequena interrupção no nosso jantar semi-chique quando o Lu olhou nossa posição no GPS e achou que a âncora tinha garrado. Eu achei que não mas... "just in case"fomos jogar de novo. Lá fora estava um breu, só víamos a luz do farol e muitas, muitas, muitas estrelas, nossa, que céu! Jogamos de novo e ficamos seguros. Fomos dormir cedo para aproveitar o dia seguinte desde cedo.
06/08, quarta feira - acordamos cedinho e fomos de botinho de novo até a Ilha do ninhal de atobás. Ficamos realmente muito encantados com a beleza da ilha e de seus habitantes. Demos sorte de neste segundo dia sermos guiados pela famosa Bernadete, do Ibama. Ela trabalha em Abrolhos há vinte anos e sabe muito do local. Foi um aprendizado e tanto!
De tarde fomos até a outra ilha do arquipélago, a Santa Bárbara. Esta que é a ilha do farol de Abrolhos e só pode ser visitada com permissão da marinha. E ainda bem, nós do cruzeiro Costa Leste tínhamos. Rolou o churrasco e depois fomos caminhar pela ilha. Primeiro fomos no mirante e depois fomos até o farol, cada ponta da ilha com visuais mais deslumbrantes. Todos os passeios eram guiados pelo pessoal local, do Ibama ou da marinha. Voltamos para o barco para arrumar nossas coisas e prepará-lo para seguir viagem no dia seguinte.
07/08, quinta feira - acordamos umas 7h de uma noite meio mal dormida. Entrou um vento Leste e o mar ficou muito mexido, balançou a noite inteira. Em compensação este vento era perfeito para nossa nova travessia, a de Abrolhos para Santo André. E que travessia! Desde o início da viagem só este trecho consegui curtir. Quase nem dormi... ficamos o dia inteiro com ótimo vento, mar calmo, dia lindo e muitas, muitas baleias de novo, que delícia! E com o barco navegando só com as velas, sem o barulho do motor, elas se aproximavam bem mais. Um grupo passou bem pertinho da nossa proa, gigantes, impressionante. Mais tarde consegui fazer um filminho com duas batendo a calda na água, lindo! Só desculpem a tremedeira e o foco meio ruim. O barco nesta hora estava no motor e estava a mil por hora.
Gente, só uma observação, aqui no barco a internet é realmente lenta e as fotos e filmes vou tentar postar de algum outro lugar. Vou ficar devendo mas assim que der eu adiciono no blog, ok?
Então voltando a velejada... 90% do dia velejamos maravilhosamente mas no resto demos uma motorada pois o ventinho deu uma diminuída e não queríamos demorar demais pra chegar. A noite então motoramos quase todo o tempo. No meio da noite um susto, passamos pelo famoso pirajá, fenômeno muito comum nestas redondezas. De repente uma ventaca, uma chuva torrencial, uma confusão! Lú já prevendo pois estas coisas são visíveis no radar antes mesmo de rolar (é uma nuvem de tempestade localizada, densa, negra e "pesada") tirou a genoa e baixou a vela grande. E só! É o que podemos fazer pra reduzir os efeitos meio rudes do "presentinho". Para o nosso (e de todos) consolo, este evento dura no máximo uma meia hora e a galera sabendo disso (inclusive nós) fica mais tranquila. E passou mesmo...
Umas 3:30h da manhã do dia 08/08/08 (Aniversário do papai!!!!)chegamos no lugar que dormiríamos até umas 6h, 7h da manhã, hora da maré cheia, quando o prático do local encaminharia os veleiros para dentro do rio no local apropriado para ancoragem, por um caminho que só quem conhece (ou quem tem pouco calado) se aventura a fazer sem ajuda.
A chegada a este ponto de encontro foi um pouco estressante. Estava muito escuro e tinham muitas pequenas luzes que nos confundiam. Nossos amigos do veleiro Migrante já estavam por lá e queríamos achá-los para jogar âncora ao lado mas a dúvida era: que luz é a do Migrante?? Chamamos eles pelo VHF (3:30h da manhã, que chato acordá-los) e ainda bem, eles estavam ligados. Pedimos uma luz, literalmente. Pedimos para eles piscarem uma lanterna para que pudéssemos identificá-los e aí sim, fomos direto ao ponto certo. Ufa, deu tudo certo. Dormimos até a hora que o prático se apresentou pelo VHF, arrumamos tudo e partimos para o ponto da ancoragem.
Jogamos 2 ferros (um pela proa e um pela popa) pela primeira vez afim de evitar que o barco girasse pois o canal de navegação é estreito para a quantidade de barcos. Foram duas tentativas e acertamos direitinho. E o melhor, aqui o barco nem se mexe, parece que estamos em terra, hoje vamos dormir muito bem depois de dias e noites "ondulados". Bem, tudo seguro no barco, colocamos os telefonemas em dia, e fomos para terra. Gente, Santo André é simplesmente MARAVILHOSA!! Só saímos para um rolé local aqui pertinho de onde paramos mas já fiquei apaixonada pelo lugar. É uma vilazinha simpatiquérrima meio pitoresca com caminhos, casas, vistas, cores, tudo meio rústico numa perfeita simplicidade. E o pessoal local??? É só dizer que em poucas horas de passeio já fizemos vários amigos mirins, três deles já até visitaram o Gandaia. Ficaram encantados com nosso jeito de viver e curiosos perguntaram tudo sobre nossa casa, muito show! Neste rolé fomos a uma praia linda bem na entrada do canal, andamos nas redondezas e acessamos a Internet de uma lan house local. Depois da visita de Vinícios, Gabriel e Cauã nós almoçamos e enquanto o Lu dorme estou aqui. Mais tarde teremos reunião com a galera do Cruzeiro e depois, é claro, vamos dar mais passeios por aí. Estes eu conto depois. Axé, ops, até lá!





Um comentário:

Unknown disse...

Oi Lú, oi Valéria,
estou acompanhando o blog. Assim fico mais tranquila já que o celular está sempre fora de área.
Notícia: passei na prova de Inglês. Vou correr com os documentos.
Beijos,
Marcia