sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Salvador e diário da última semana

Oi genteeeee!! Estamos em Salvador novamente... e batemos nosso record de tempo de travessia, 64 horas e meia, quase três dias, uau!!! Saímos de Suape na terça às 10h da manhà e chegamos aqui 2:30h da madrugada de ontem. A viagem foi muito boa, viemos com vento de popa quase que o tempo todo, abrimos asa de pombo com o pau de spinaker (não sei se se escreve assim e o Lu dorme)e tudo, muito legal. Tudo nos ajudou, o vento, a corrente e a direção das ondas que apesar de meio bagunçadas eram pequenas e nos empurravam o tempo todo. No primeiro dia fizemos uma média de 7,5 nós de velocidade e chegamos a achar que estaríamos aqui em dois dias, o que seria muito bom. Mas o vento não foi constante e diminuiu bem ao longo do caminho. As vezes chegava quase a parar totalmente mas depois voltava a soprar, ora mais forte, ora mais fraco e aí andávamos bem lentinho mesmo, uns 4 nós só. Ligamos o motor só para carregar as baterias e nestas horas dávamos um gás na velocidade mas não quisemos fazer muito isso para poupar o motor já que ainda não solucionamos aqueles barulhos. Foram dias lindos de sol e noites estreladas com o mar de um azul inacreditável, maravilhoso! Navegamos bem longe da costa e só tivemos que nos preocupar com os navios que com a ajuda do radar (que está 100%) sabíamos direitinho a direção e velocidade, muito prático. Com isso podíamos relaxar mais nos momentos de turno pois se tivesse algo perto o alarme avisava. Fiz turnos de duas e uma hora durante a noite e de dia ficava direto pro Lu descansar. Só no segundo dia que tirei um cochilo bom depois do almoço. Nossos banhos eram por volta de meio dia pois o sol estava mais quente e davam uma revigorada e tanto, super gostoso!! Quase na nossa chegada, tipo ontem a tarde um cardume enorme de golfinhos nos acompanhou, foi lindo demais, eles são o máximo!! Tinha um filhote que ficava pulando, coisa mais linda!!! Só teve uma coisinha meio desagradável durante todas estas horas e foi bem no final da viagem, ou seja, ontem no início da noite. Começamos a ver relâmpagos bem na nossa proa, mais ou menos na direção que precisávamos ir. Parecia que estavam a léguas e acho que estavam mesmo mas fiquei desesperada de medo, acho que foi a vez que senti mais medo até agora... nem se compara com o medo da travessia Búzios/Vitória que tinha sido o momento mais drástico... Mudamos o nosso caminho pra deixar essa coisa longe de nós mas como depois de um tempo eles pararam nós voltamos para o rumo. No dia anterior também tínhamos visto mas estavam mais longe da nossa rota. Deu medo também mas nem tanto pois estavam fora do nosso caminho, diferente desta vez. Mas tudo correu bem, não passamos nem perto deles!!
Chegamos de madrugada no Terminal Náutico e como achamos que não teríamos apoio por causa da hora resolvemos jogar ferro perto do Forte São Marcelo para hoje com ajuda do pessoal da marina atracar no cais. Acontece que jogamos num local meio ruim o que nos fez suspendê-lo e dar uma olhada na marina para ver se conseguíamos algo. Ao chegarmos tinha um funcionário que nos ajudou a atracar no cais, que sorte!!! Já instalados e ligados na energia, limpamos e arrumamos o barco, colocamos um lençol limpinho e cheirosinho, tomamos um bom banho, comemos e adivinhem.... desmaiamos quase 5h da manhà num sono delicioso e perfeito. Agora são 11:15h, o Lu ainda dorme e aproveitei pra enviar esse mega relatório pra vocês. É isso gente, a partir de agora o diário (que foi escrito on line) destes últimos dias desde a saída de Recife. Enviarei as fotos mais tarde, ok? Beijos e até!!


Quinta, 27/11 – A noite o Lu foi na reunião da regata de Suape que sai amanhã, super concorrida. Faltou vaga pra galera interessada mas conseguimos chegar a tempo e amanhã zarparemos para lá.
Sexta, 28/11 - Hoje de manhã saímos juntos, o Lu foi comprar gasolina e eu fui dar uma andada. Depois busquei a roupa na lavanderia e fiz compras na drogaria e no mercado. Quando cheguei o Lu estava trazendo um rapaz aqui no barco para ajudá-lo com o vaso sanitário que estava meio travado. Depois de tudo direitinho, almoçamos e começamos a arrumar o barco para a viagem. Guardamos tudo dentro e fora do barco, Lu subiu o bote, tratou de desenferrujar a nossa foice (para possíveis problemas com redes de pesca) e mais tarde nos mudamos para o cais principal com a ajuda do Marcílio e Marcelo daqui do clube. Depois de amarrarmos o barco no cais, o principal: colocamos o radar de volta!!! Foi meio tenso pois tivemos que ajudar a segurar a escada para o Marcílio prender o radar e de vez em quando ela dava umas escorregadinhas sinistras. Teve uma hora que eu achei que ía Marcílio, radar, escada, tudo pra dentro dágua, mas tudo deu mais que certo e estamos com o radar funcionando de volta, êba, valeu meninos!!!!! Abastecemos o barco com água e o ligamos na energia, afinal precisamos de ventilador!!! Faz um calor danado por aqui!! E então demos uma relaxada...
A noite o Guga chegou no Cabanga com o Ave Rara e nos visitou junto com o Pedro e a Janaína, amigos dele que vieram junto no barco lá de Olinda. É que o Lu havia pedido a ajuda dele para dar uma apertada nos estais pois o de boreste estava meio bambo e ele foi lá. Depois de apertados os estais ficamos de papo no cockpit até tarde, rimos muito pra variar... agora vamos dormir. Amanhã, tipo 6h da manhã zarparemos para o PIC com a maré cheia e lá esperaremos nossa largada que será por volta das 9:30h. Iremos para a famosa Suape e esperamos curtir muito já que falam maravilhas do lugar.
E mais uma vez nos despedimos... desta vez de Recife... foi muito bom passar estes dias aqui tanto na primeira temporada quanto nessa de agora... Gostaríamos de deixar nosso agradecimento pra galera daqui do Cabanga que foi nota 10 conosco especialmente pro Marcelo que gentilmente nos emprestou sua vaga e pro Torpedinho que nos acolheu no clube como especiais convidados. Tivemos muito conforto por aqui... infelizmente não foi possível subir o barco como havíamos programado mas não foi por falta de tentativa nem muito menos de boa vontade do pessoal local. A manobra só não aconteceu por não nos sentirmos seguros para realizá-la... em contrapartida o episódio do radar foi sensacional e olha que era uma pedrinha no sapato pois a retirada dele lá em Natal foi meio complicada. Enfim, muuuuuito obrigado Cabanga!!
Sábado, 29/11 – Acordamos 5h, arrumamos o barco e com uma certa dificuldade soltamos os cabos do píer e fomos nós para o PIC. Chegamos, jogamos ferro, dormimos um pouco e umas 9h suspendemos a âncora e começamos a nos preparar para a largada. Foi quando de repente o Lu ao correr lá pra frente para pegar a manicaca que havia ficado na catraca do mastro raspa o pé na foice, a tal que ele desenferrujou anteontem... nossa, que susto!! Ele dá um grito e volta com o pé sangrando muito, fiquei apavorada! Depois de estancar o sangue vimos que o corte não era muito grande mas um pouco fundo mas mesmo assim o Lu decidiu largar com o pessoal. Na hora que vimos o sangue imediatamente pensamos em desistir e ficar por ali para tratar do corte mas depois ele viu que dava para seguir. Limpamos o local do ferimento e amarramos com uma gaze para estancar o sangue e fomos embora. Primeira lição do dia: MUUUITA atenção com objetos perigosos a bordo. Faltou um pano em volta da foice, que perigo aquilo ali exposto só com um saquinho “protegendo”. Podia ter sido muito pior se alguém passasse ali chutando com força, imaginem que tragédia...
E lá fomos nós... antes mesmo de sairmos do canal ligamos o motor pois como era meio contravento iríamos precisar ficar cambando e não estávamos muito dispostos devido a condição do Lu. Ali mesmo já estávamos fora da regata mas tudo bem, queríamos mesmo era chegar bem em Suape. O vento estava fraco e o mar tranquilo, viemos bem mas lentos. Umas 14:40h entramos em direção ao porto de Suape para encontrar o veleiro que o Lu tinha mais ou menos combinado de entrar junto no canal que leva ao hotel, onde seria a festa. Ele chamou o veleiro pelo rádio e não teve resposta e então resolvemos ir sozinhos. O fato de alguns barcos estarem entrando no canal neste mesmo momento também nos fez tomar esta decisão pois achamos que daria tempo de alcançá-los e segui-los. E aí tivemos nossa segunda lição do dia: NUNCA dependermos de outro barco para entrar nos lugares, principalmente lugares com obstáculos e desconhecidos. Deixamos de passar os way-points para o GPS por estarmos contando com o auxílio de outro veleiro e resumo: o veleiro teve problemas na largada e não veio (soubemos disso na festa) e quando resolvemos parar no meio do canal pra jogar ferro e aí sim passar os way points para o GPS, pufff, encalhamos num banco de areia!!! Outro susto!! Nossa primeira encalhada da vida... pedimos ajuda pelo rádio e prontamente o Emílio do Jangadeiro nos respondeu. Ele que já estava atracadinho curtindo o sábado tranquilamente levantou seu ferro e foi lá nos ajudar a entrar. Que mico!! Enquanto isso conseguimos desencalhar e ficamos dando voltinhas num lugar mais fundo até ele chegar... depois disso só alegria, entramos coladinhos no Jangadeiro e chegamos seguríssimos na praia do hotel, um lugar delicioso.
Jogamos ferro, comemos alguma coisa e demos um pulo no hotel, bem legal! Voltamos para tomar banho e nos arrumar e tivemos nosso terceiro e último susto do dia mas desta vez sem lição: quando fomos pegar nosso bote para irmos para o barco, cadê??? Perguntamos a todos que estavam ali e ninguém sabia de nada concreto. Alguém disse que viu dois caras saindo remando num botinho. Pensamos no pior... com a ajuda de um marinheiro que estava no píer na hora, o Fiu, saímos atrás dos veleiros o procurando. De repente avistamos um parecido com o nosso e fomos lá... era ele, que alívio!! O pessoal o pegou emprestado achando que era de um conhecido deles e além de tudo pediram para avisar caso o dono aparecesse, o que não aconteceu. Ufa, foi só o susto mesmo, nada de mal tinha acontecido.
A noite fomos para a festa que foi um jantar bem legal com entrega dos troféus. Até a gente ganhou um, de participação... O Lu mostrou o machucado para o Marcelo, que é médico, e ele descartou a necessidade de levar ponto pois não foi tão fundo quanto imaginávamos. Menos mal, né? Sentamos na mesa do pessoal do Ave Rara e tivemos diversão garantida. Foi uma noite bem agradável e tranquila depois deste dia de emoções. Chegamos mais de 11 da noite e desmaiamos.
Domingo, 30/11 – Acordamos e ficamos preguiçosos no barco até a hora do almoço quando resolvemos nos mexer pra fazer algo, comer e sair. Demos um pulo no pier do hotel, nos despedimos do Guga e a galera do Ave Rara que zarpou de volta pra Recife e lá fomos nós fazer um bote-tour pelas redondezas. O lugar realmente é lindíssimo, um paraíso! Demos uma parada no bar do Eloi só pra conhecer e dar um alô no Torpedinho que estava lá com a família e depois seguimos o nosso passeio pelo rio. Delicioso!!! A gente desligou o motor do bote e ficou só flutuando deixando a correnteza nos levar, que paraíso! Teve uma hora que passamos em cima de um banco de areia bem rasinho e resolvi saltar para dar um mergulho. A água estava quentinha, maravilhosa!! Pena que o Lu não foi também por causa do machucado no pé... tadinho... mas já tá ficando melhor, ainda bem!!! Passeamos mais um pouco e começamos a voltar. A idéia era ir para o outro lado onde fica o bar do Bil mais ali o mar/rio estava batendo um pouco não nos deixando muito confortáveis e resolvemos mudar de planos. Demos uma passadinha no barco só pra beber algo, fomos de bote até o cais do hotel, o deixamos lá e fomos para a praia. Depois resolvemos passear pelo hotel que é gigante e por fim paramos na piscina para fazer um lanche e dar um mergulho. Já era quase noite e depois disso voltamos para o barco e ficamos jogando buraco até dar sono. Ganhei por 10 pontos - hehehe. Hoje foi um dia relaxante e merecido depois de tantas surpresas de ontem. Valeu!!!
Segunda, 01/11 – Depois do café da manhã e do curativo no machucado do Lu fomos passear de botinho. Desta vez fomos para o outro lado e paramos o bote na ilha de Tatuoca, nossa, que paz!! Demos um tempo por lá só curtindo o visual e relaxando, muito aprazível... ligamos para um prático local e combinamos que ele passaria no barco umas 16h, quase na maré cheia, para nos levar até o porto. Voltamos para o barco, almoçamos, cozinhei para viagem e na hora marcada chegou o Márcio que nos levou ao porto. Ele veio no Gandaia com a gente e rebocamos sua canoa. Fomos bem devagarzinho pra não termos problemas e passamos bem por quaaaase todos os bancos de areia. Infelizmente teve um que nos pegou de surpresa e puff, encalhamos de novo... desta vez demorou bem mais para sairmos. O Marcio mergulhou de máscara para ver pra onde deveríamos sair e empurrou nossa quilha pra fora do banco. Foram algumas tentativas mas de repente o Gandaia flutuou, ufa!! O Marcio correu, ou melhor, nadou correndo pro barco e saímos tensíssimos dali. Segundo ele, este seria o último banco de areia do caminho e realmente depois disso passamos bem por todo o trajeto. Chegamos no lugar de ancoragem em frente ao porto, Marcio foi embora remando sua canoa e tratamos de arrumar tudo para a viagem de amanhã. Tomamos banho, lanchamos e jogamos mais uma partidinha de buraco só que desta vez eu perdi de lavada - rsrsrs
Dormiremos cedo para amanhà estarmos descansados para a travessia até Salvador. Até lá, galera!!

Nenhum comentário: