quarta-feira, 30 de julho de 2008

Vitória 3









Oiê!! Passei (Valeria) uns 2 dias sem escrever mas vou dar uma atualizada...



Bem, segunda feira foi um dia meio esquisito. Ventou muito de domingo pra segunda e o mar mexeu moooito. Tomei até dramin pra conseguir dormir pois estava "enjoadassa". Acordamos e a situação era a mesma, um saco! O lance é que nós (e mais alguns barcos) estamos ancorados meio do lado de fora da Marina pois lá pra dentro onde é mais abrigado está lotado. Só do Cruzeiro Costa Leste são 55 barcos, imaginem... enfim, acordamos meio mal.



O Lu foi buscar um amigo de outro veleiro pra ajudar com o lance do guincho (que era uma bobagem, coisa de fios ligados em lugares trocados, sei lá, algo assim, ainda bem!!) enquanto fui dar uma caminhada. Saí do botinho me arrastando, acho que era efeito do dramin mais a chapação do enjôo. Quando voltei, almoçamos e ficamos horas, horas mesmo decidindo o que fazer. O vento ainda estava um absurdo e as marolas insuportáveis. Não sabíamos se deveríamos jogar mais uma âncora (pra ir pra terra e deixar o barco seguro, bem presinho), se deveríamos procurar um lugar mais abrigado, se era o momento certo de sair pra procurar este lugar melhor, enfim, estávamos meio tensos pois toda esta dúvida e nós balançando, balançando, balançando. E o vento gritando! Sim porque faz barulho mesmo ainda mais que nosso gerador eólico estava a toda e faz um abrulho danado! Depois de horas resolvemos achar um lugar mais abrigado. Dentro de um stress danado levantamos o ferro e fomos procurar onde parar. Fomos mais pra dentro do Iate, numa praiazinha onde estavam vários veleiros, achamos que achamos um buraquinho e quando jogamos nossa âncora o barco começou a ir pra trás (parte da manobra mesmo) e quase encostou em outro barco. SUSTO!!! Subimos rapidamente a âncora. De repente vimos que nossa âncora agarrou em outra âncora e saimos arrastando outro veleiro. Tudo isso e o vento bombando, imaginem a emoção! Corri pra proa, desenrosquei a outra âncora da nossa, lancei no mar e saimos dali correndo, pedindo mil desculpas pro colega do outro veleiro que por muita sorte estava a bordo, nossa, que aventura horrorosa!!!


Percebemos então que realmente não havia mais lugar mesmo no local mais abrigado e voltamos pra o nosso ponto de partida. Paramos, jogamos o ferro de novo e depois a outra âncora que temos a bordo. Preferimos ficar com duas pra sair do barco mais tranquilos. E assim fizemos... Láááá pelo fim da tarde,ufa, o vento parou. A noite quando voltamos estava tudo uma calmaria. A noite de segunda pra terça foi beeeeeem melhor. Nós desmaiamos!!!


Na terça de manhã (ainda calmaria) resolvemos tirar o segundo ferro. No dia anterior no clube as opiniões divergiam quanto a esta opção da segunda âncora e na dúvida resolvemos tirá-la.


Foi um dia tranquilo apesar de que umas 11h o mesmo vento e o mesmo mar voltaram... que saco! Mas dizem qua aqui é assim mesmo. O vento (Nordeste) chega rasgando no meio da manha e a noite (quando a temperatura cai) ele se vai. Bom, já estávamos meio acostumados e conformados e seguimos nossa rotina normal. De manhã fizemos coisinhas pro barco (abastecimento de água, gás), cozinhei alguma coisa pra adiantar o almoço, levei roupa na lavanderia (pois é, não tem mais a casa da mamãe :o( ) e depois do almoço fomos passear aqui pelo bairro (Praia do Canto) e fazer compras, afinal a coca zero tá acabando.... De noite fiz uma sauninha e ficamos de papo na varanda do Clube com a galera toda, sempre muito divertido e voltamos (já na calmaria de novo) pro barco umas 22h para dormir.



Hoje (quarta) enquanto estou aqui atualizando o blog, o Lu está abastecendo o barco com diesel, está enchendo mais o tanque dágua e neste exatíssimo momento o vento acaba de começar (10 da manha....) Bem, o bom é que a gente já sabe que uma hora ele vai embora, tomara que seja logo!!

Nenhum comentário: