sábado, 26 de julho de 2008

Enfim Vitória




Oi pessoal, enfim chegamos!!! Saímos de Buzios na sexta quase 5h da manhã já com o contravento na cara... ééé, pois é.... tanta previsão mas infelizmente tivemos que encará-lo pois a idéia era pegar o Sudoeste na altura do tão temido Cabo de São Tomé e para isso tínhamos que pegar o Norte na cara no início da viagem. A não ser que tivéssemos esperado o Sudoeste em Búzios mas a galera preferiu assim...


Bem, contravento de 5h até umas 18h, mar super mexido, ondas vindo de proa com o barco caturrando muito. (pra quem não sabe, caturrar é quando o barco sobe com a proa na onda e cai em seguida batendo a proa ná agua, que "dilííícia"!) Passei(Valeria) muuuuuito mal, só conseguia ficar deitada, um mal estar danado! O Lu até que estava tranquilo, sorte a dele que não enjoa nada, impressionante. E olha que ele desce e sobe centenas de vezes pra olhar a carta, fazer marcações, falar no rádio (o portátil não pega tão bem) Só de olhar ele olhando pra aquele mapa me dá vontade de vomitar. Agora é engraçado falar mas na hora a vontade é de ser abduzida, teletransportada, qualquer coisa !! E isso foi só o começo!!!! Lá pelas 18h o vento deu uma parada e o mar consequentemente acalmou, parecia um paraíso. O Lu preparou o barco baixando a vela grande pois só iríamos com a genoa e até consegui preparar algo para ele comer. Deu uma levantada de moral aquela calmaria mas..... era só o prenúncio do esperado Sudoeste que de fato começou a entrar, ufa, a previsão estava certa! O único probleminha é que junto com o bendito vento o mar começou a crescer... e bem!!!! As ondas agora vinham de popa (por trás) e eram grandes de assustar, pena que a foto não ilustra bem a realidade senão vcs veriam o que estou falando! Deviam ter de 3 a 4 metros. Já aqui em Vitória soubemos que um barco maior que o nosso foi levemente "lavado"por elas... ainda bem que não passamos por isso!!


O barco atingiu ótima velocidade com vento e ondas empurrando mas o balanço e o desconforto causado por esta combinação... vocês não queiram imaginar... insuportável!!! Aí até o Lu ficou de saco cheio pra vocês terem noção do que foi. Tirou até o humor dele, coisa rara! Mas enjoado ele não ficou, ainda bem, alguém teve que trabalhar, né? Tô brincando, eu estava mal mas daria pra ficar no leme fazendo meu turno. Insisti pra ele dormir um pouco e eu ficar de olho mas não teve jeito, ele não queria sair dali de jeito nenhum, estava meio tenso com a situação.


Viemos assim atéééé o finalzinho da travessia, até aqui dentro da baía de Vitória estava mexido mas bem melhor que lá fora, é claro! Ahh!!! Hoje pela manhã no meio de todo aquele desconforto uma baleia Jubarte, que linda!!! Presentão depois de trinta e tantas horas de desconforto, né?


Chegamos no Iate Clube de Vitória quase 13h exaustos, loucos pra comer, tomar um bom banho e descansar mas como não haviam mais vagas no píer tivemos que jogar ferro junto a outros veleiros na parte de fora do clube qual não foi nossa triste surpresa, o guincho da âncora não funcionou. Não acreditamos... atracamos o barco no posto de gasolina do clube pra pedir ajuda de algum eletricista mas não conseguimos, só na segunda tomaremos providências quanto a isso. Viemos então ao ponto onde pararíamos e jogamos o ferro com a mão mesmo. Aí vcs pensam assim: ah! Jogar é fácil, quero ver puxar de volta!!! Pois é, jogamos muito perto das pedras e sim, depois de tudo que passamos nestas últimas horas o Lu teve que subir âncora para jogarmos de novo mais afastados das pedras. Fácil, fácil, só 15 quilos de ferro mais uns quilos de corrente. Mas no fim deu tudo certo. Almoçamos, tomamos banho e enquanto estou aqui relatando toda esta história o Lu está completamente capotado aqui no sofá na minha frente. Vou tirar uma foto, peraí!

Depois desta merecida soneca, demos um pulo no clube para saber como foi a travessia dos outros barcos e quase todos acharam o mesmo que nós, puro desconforto. Voltamos cedo e daqui a pouco vamos dormir. Boa Noite!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, Luiz/ Valéria
Ontem velejando pela baía com o "Comandante" soube deste diário de vcs...
Muito legal.. Lendo a Valéria descrever a travessia p Vitória quase deu p enjoar junto...rs
É bom poder acompanhá-los em sua aventura costa acima, de certo modo "vamos junto", curtindo com vcs as novas experiências, aprendendo com elas..
Parabéns... e ótimos ventos p vcs...
Um abraço
Aureliano
Veleiro "Mitahy"...B23" (ah!!!..é o novo nome do Dona Be...rss)