quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Cidade Maravilhosa, aqui estamos nós!!!!!
























































E aí galeraaaaaa, CHEGAAAAAAAMOS!!!!!!!
Vou dizer uma coisa, viajar é muuuuito bom mas chegar também é delicioso, não vou negar não!!
A alegria de ver o Pão de Açucar se aproximando da nossa proa, a emoção de entrar na boca de barra e avistar cenários tão familiares, até sentir o cheirinho "agradável" da baía de Guanabara.... ahhhhh, foi tudo de bom!!!!! Nossa travessia recorde durou exatamente 91 horas, quase 4 dias. Não paramos em lugar nenhum, viemos direto, morrendo de vontade de chegar logo. Lógico que as últimas horas foram mais longas que todo o resto da viagem, né, uma coisa! A ansiedade de chegar logo, rever as pessoas queridas, isso parecia próximo de acontecer mas ao mesmo tempo parecia que iria demorar uma eternidade. Mas enfim, chegamos!!!!
No geral a viagem foi bem tranquila e agradável. No total das 91 horas, motoramos no máximo umas 20 horas, foi muito bom. É que as vezes o vento dava uma merrecada legal e queríamos manter pelo menos uma média de 5,5 nós pra chegar no Rio no dia 24 o mais cedo possível. Disse pra vocês que pararíamos em Abrolhos e Búzios pois queríamos fazer surpresa chegando antes do que realmente vocês imaginassem (principamente minha mãe) mas a idéia era de chegar logo aqui.
Durante a travessia comemoramos 10 anos de namoro, mó tempão, né?? Fora o momento festivo nos ocupávamos com arrumações, limpeza, música, refeições e é claro muita contemplação. Vimos uma baleia com a cabeça pra fora d'água acompanhada de seu filhote, grupos grandes de golfinhos nadando perto de nós, "pores"do sol maravilhosos, noites mega estreladas, aliás demos muita sorte com o tempo. Só choveu num dia de manhã uma chuvinha que durou uma hora e só! Bom, né, achei que seria bem pior, afinal as condições de tempo que vínhamos vendo pela internet não eram nada animadoras. Pedi pra Marcia, irmã do Lu, torcer pra não chover e ela deve ter se dedicado mesmo pois deu super certo, valeu cunhada!!
Os dois únicou momentos da viagem meio desagradáveis referentes ao tempo (a chuvinha não foi nada) rolaram no último dia. Primeiro foi a subida do mar depois de passarmos por Macaé. O vento deu uma aumentada considerável e o mar cresceu junto. Na verdade nem estava tão grande mas durou algumas horas e estava bem mexido e desconfortável. No começo a gente até gostou pois chegávamos a uns 9 nós quando a onda nos zunia mas depois começou a perder a graça... nossa esperança era melhorar depois de passar Arraial do Cabo pois como as ondas eram de nordeste a partir desse trecho estaria mais abrigado delas. E realmente ali o mar acalmou... só não contávamos com uma pequena surpresinha, o segundo momento ruim: o vento aloprou e sem brincadeira chegou a uns 30 nós com rajadas de uns 40. Sério gente não é papo não, nunca havíamos passado por algo assim, deu pra assustar. Enrolamos imediatamente a genoa e numa manobra de tremer as pernas rizamos a grande no segundo rizo. Não foi fácil colocar o barco no contravento vendo o Lu lá na frente (de cinto, é claro!) com aquela ventaca. Mas no fim deu tudo certo, ufa!!! Pra vocês terem idéia, só com a vela grande e rizada fazíamos uma média de 9 nós. Brincadeira, né? Acho que o Gandaia queria chegar logo tanto quanto nós. Foi bom pra acelerar nossa chegada mas não precisava de tanto. Depois de algumas horas assim nem preciso dizer que o vento morreu, né? E aí, é claro, motoramos pra acelerar.
Fora isso o mar estava bem calmo, ondas empurrando, vento empurrando, show de bola! E o motor??? Maravilhoso, redondinho!! Valeu muuuuito Xogum!!! Rolou um episódio com o piloto automático que deu uma desanimada, imaginem ficar no leme 90 horas... mas felizmente o Lu conseguiu resolver. Ele estava fazendo um barulho horrível e constante. Cada vez que vinha um "creck" era um frio na barriga, muito ruim. Foi quando o Lu resolveu encarar e ver se conseguia ver o que estava rolando. Demos sorte pois era uma coisa simples de resolver. Os parafusos da base do pino do quadrante que é ligado ao braço do piloto estavam soltos prontos para cair e o Lu conseguiu apertá-los. O local tinha um acesso meio ruizinho principalmente com o balanço do barco mas ele se contorceu todo e conseguiu, um alívio!! E foi assim gente, nossa travessia recorde (até agora, claro) foi super agradável e com uma sensação de dever cumprido bem gostosa.
Depois de atracados, paramos por um segundo no píer e caiu a ficha. Nos abraçamos e comemoramos. Estávamos ali novamente, Marina da Glória, mesma vaguinha, o Gandaia quietinho e feliz e tudo no seu devido lugar mas algo estava diferente... foram exatamente 5 meses e 5 dias de uma viagem e tanto. Houve momentos de apreensão, medo, saudade, insegurança mas sem dúvida nenhuma o que prevalece nisso tudo é a sensação de sucesso, aprendizado, alegrias, amizades e o mais interessante, as distâncias diminuíram bastante pra nós. A Ilha Grande por exemplo que achávamos uma super viagem ficou ali na esquina. Já estamos até pensando em ano que vem dar um pulinho em Abrolhos e Santo André. Tudo ficou muito perto e esse sentimento é muito feliz além de nos ajudar a não nos sentirmos tão saudosos das pessoas e dos lugares que conhecemos.
É isso gente, chega ao fim nossa primeira grande viagem. Continuarei com o blog e sempre que tivermos novidades estarei aqui para dividi-las com vocês. Muito obrigada a todos os visíveis e invisíveis que nos acompanharam, um grande beijo e até a próxima!!! Valeria e Luiz


2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns por esta conquista e, por outras, que por certo virão!
Boas Festas!!!
Beijos!

Edson,Doriane e Thiago
Veleiro Pura Vida

Anônimo disse...

Olá pessoal do Gandaia,Parabéns pela pagina.Serar que lembram de mim....Sou Berna de Abrolhos.

Espero encontrá-lá em breve em abrolhos.

Bons Ventos!!!!

Abraço Berna de Abrolhos