segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Texto escrito em 14/09 - Viagem Salvador/Maceió

Oi gente!!! Hoje é domingo, 14/09 e estamos no momento em Maceió. Como aqui estamos sem internet, resolvi digitar o texto do blog no Word. Assim vou adiantando o processo ainda mais que estamos de bobeira só esperando para seguirmos viagem para Recife. A hora boa para chegar lá com a maré enchendo será entre 12h e 16h e como são umas 24 horas de viagem devemos sair por volta deste mesmo horário. No momento o vento é Leste o que não é muito favorável para as nossas primeiras 6 horas de travessia mas esperamos que mude pois ainda são 9:30, vamos ver. Vamos ao diário:
Quinta, 11/09 – Saímos umas 11:25h de Salvador. Motoramos as primeiras duas horas e depois foi só alegria!!! O ventinho estava ótimo, a direção e a força estavam de acordo com a previsão e o mar também. Resumindo, viemos velejando tranquilamente o tempo todo e com uma lua cheia maravilhosa iluminando tudo, lindo!!! Fizemos uma média de 6 nós de velocidade com o barco um pouco adernado mas nada demais. Viemos com a vela mestra rizada no primeiro rizo. As vezes rolavam umas rajadas mais fortes que não demoravam muito então o desconforto era sempre por pouco tempo. Quando estávamos chegando no ponto onde tínhamos que decidir entre arribar para Maceió ou seguir direto para Recife conversamos e decidimos vir pra Maceió. O Lu estava cansado e preferiu parar para descansar pelo menos uma dia para depois seguirmos. Por mim nós continuávamos pois estava tudo realmente tranquilo e eu estava inteira. E olha que desta vez entrei sério nesse negócio de turno. Com as condições que estavam foi fácil. Durante o dia deixava o Lu dormir a vontade e durante a noite fiz 2 turnos de duas horas cada para ele dormir. Foram dois dias e duas noites de viagem. Mesmo assim ele estava meio caidinho. Pela primeira vez ele deu uma enjoada, estava meio vulnerável. Teve até que tomar dramim, vejam só!! Eu além do pet p/ enjôo tomei um draminsinho just in case pois no início também ameacei enjoar. Depois desta providência fiquei bala, estava melhor que ele. Nossa velejada foi bem afastada da costa o tempo todo e com isto não passamos por nenhum barquinho de pesca, tormento de qualquer velejador. Lá fora ficamos mais na rota de navios grandes que apesar da aparente ameaça são mais fáceis de ver e de desviar. Mesmo assim passamos por pouquíssimos que estavam longe e totalmente fora da nossa rota. Outra coisa legal de ir lá pra fora é a cor do mar e a profundidade. Passamos por trechos bem profundos chegando a mais de 2000 metros com um azul de doer o olho. Eu queria parar pra mergulhar mas o processo iria ser muito trabalhoso devido a nossa velocidade e também porque o mar não estava tão liso assim. Ficaria meio desconfortável parar naquelas condiçoes. Em compensação tomamos banho no chuveirinho cockpit no meio do nada longe de tudo e de todos, muito legal!!!
Durante a viagem toda pegamos 2 pirajás, uma média sortuda pois é sempre bem chatinho. Velejamos duas vezes com golfinhos, o máximo!!!! Na primeira vez era um grupo grande e na segunda já aqui pertinho de Maceió eram só dois. Além disto Lu viu 2 baleias bem de pertinho. Estas eu não vi pois estava dormindo :o(
E foi assim, gente, ontem, sábado 13/09 , 10h da manhã, chegamos em Maceió na Federação Alagoana de Vela. Almoçamos (pois é, de manhã mesmo), dei um alô no barco pois estava bagunçado e cheio de sal no chão e enquanto o Lu dormia preparei mais algumas coisas de comida para a travessia de hoje. Sempre gosto de deixar tudo pronto pois a gente nunca sabe como estará o balancinho do barco e fazer comida no desconforto é impossível. Desta forma é só esquentar e pronto!!! Dá um conforto danado ter algo mais que biscoito e miojo pra comer na hora do aperto. Enfim, depois de tudo prontinho e do Lu mais inteiro saímos para a praia do Francês. Pegamos um ônibus num ponto a uns 15 minutos daqui e seguimos para Marechal Deodoro, onde fica a praia. O caminho (20 minutos, meia hora de percurso) é bem bonitinho, um ótimo passeio e a praia então nem se fala, linda!!! Nem estava tão cheia, perfeito!! Ficamos em frente a um quiosque rolando um sonzinho show, gente bonita, bem agradável mesmo!! Na volta pegamos um táxi que nos cobrou a passagem de ônibus, maior sorte!!
Ao chegarmos trocamos o Gandaia de onde estava para uma poita mais abrigadinha dos pesqueiros que chegam a todo momento com aquelas “asas”enormes. Quem nos aconselhou trocar de lugar foi o Carlinhos, o carinha que faz nosso transporte de caíque aqui da Federação. Onde estávamos antes parecia perigosíssimo pois eles passavam raspando no nosso barquinho. Mais seguros depois da mudança saímos para mais um rolé. Fomos a uma mini feirinha perto daqui. Vimos o artesanato local e comemos tapioca... hummm, mais ou menos, não curti muito não... o Lu gostou mas não repetiu...mal sinal...
Depois da feira voltamos e umas 19h o Lu foi dormir. Eu ainda vi um pouco de TV e fui dormir umas 20:30h.
Bem, agora são 10:30h e daqui a pouco decidiremos o que fazer... Lu está vendo a corrida e eu aqui escrevendo pra vocês...